sábado, 26 de setembro de 2009

Memórias do Ofício da Lã III

"Com a primeira Grande Guerra, mesmo se de facto algumas fábricas paralisaram temporáriamente quando lhes foi impossível importar a matéria-prima, no conjunto, a actividade industrial sofreu novo impulso, pois os mercados metropolitanos abriram-se largamente à produção nacional. E, como consequência, utiliza-se de dia e de noite a água dos ribeiros para fazer mover as pesadas rodas."



"Em Loriga, a indústria tinha-se enraizado profundamente. Capitais oriundos do Brasil, e de parte dos filhos da primeira geração de industriais que emigraram, apoiaram-na nas épocas de crise. A guerra civil de Espanha criou no país vizinho um franco mercado à produção têxtil das fábricas portuguesas. Muitos cobertores e tecidos, passando facilmente a fronteira, trazem, pela sua venda, lucros sensíveis. Mas este período é de curta duração, e mais uma vez a uma época prometedora se sucedem anos difíceis."

In CAVACO, CARMINDA e MARQUES, ISABEL - Os vales de Loriga e de Alvoco na Serra da Estrela - Estudo de Geografia Humana, Finisterra, Revista Portuguesa de Geografia, Vol. I, Nº 2, Lisboa 1966


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.