segunda-feira, 24 de setembro de 2012

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Exposição 15º Concurso Fotografia Corroios


No próximo sábado, dia 15 de Setembro, será inaugurada uma exposição fotográfica decorrente do 15º Concurso de Fotografia de Corroios.
O evento decorrerá a partir das 17 horas na Galeria Municipal de Corroios com a entrega de prémios aos autores das fotos vencedoras, sendo ali expostos alguns trabalhos seleccionados, para além dos premiados.

Este ano, Artes e Espetáculos foi o tema escolhido para concurso. Os participantes poderiam concorrer com fotografias a Cores e/ou a Preto e Branco.

A exposição permanecerá naquele local até ao dia 20 de Outubro, podendo ser visitada entre as 15:00 e as 18:00, de Terça-feira a Sábado.

 

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O bolo da Praia Maravilha


Motivação, criatividade, determinação, disponibilidade, sacrifício e força de vontade para aceitar o desafio foram os ingredientes necessários a incluir na receita para se conseguir chegar a este doce resultado:




Gabriela Amaro, a autora desta proeza aceitou sem “pestanejar” o desafio que lhe fora lançado na confecção de um bolo gigante para apresentação no programa da RTP1 "7 Maravilhas Praias de Portugal – Praia Fluvial de Loriga" que iria decorrer no dia 5 de Agosto, precisamente no 1º Domingo desse mês em que, por tradição, a vila de Loriga celebra todos os anos a Festa de Nossa Senhora da Guia.

Jogava como elemento facilitador o facto de, durante alguns anos, ela ter trabalhado na Loripão e aí ter apreendido conhecimentos nesta arte de confecção da “massa”. Mesmo já não exercendo essa actividade, o “bichinho” permanece... 

Agora, era chegada a hora de voltar a praticar e “pôr à prova” esses conhecimentos!

Perante o motivo do evento que se aproximava não foi difícil determinar a ideia para o bolo, a qual teria de assentar na criação duma réplica da Praia Fluvial de Loriga. Mais complicada terá sido a escolha da perspectiva da praia, tantas e belas elas são. Ultrapassadas as eventuais dúvidas e esboçada a ideia, era tempo de efectivá-la, recorrendo ao apoio de amigos, colegas e familiares.

Na companhia da Célia Rocha, lá se lançou com as mãos sobre a massa, constituída por 3 Kg de açúcar, 3Kg de farinha e 120 ovos, tudo necessário para fazer a base do bolo.










Os elementos decorativos e representativos da envolvente da Praia Fluvial consumiram imenso tempo, para além de creme de ovos, chocolate, noz e amêndoa, pois todos eles teriam previamente de ser moldados manualmente com pasta de açúcar, após o qual se aplicariam os ingredientes referidos.

Nada foi esquecido: as árvores, as ervas e os arbustos...



Feitas com massa de cereais, a pedra grande e a montanha em fundo. A bóia de socorros, a bandeira de Portugal e as 3 bandeiras representativas das classificações ambientais e qualitativas da água e do espaço da Praia Fluvial de Loriga...



A toalha e as áreas de banhos para os pequenos...



O núcleo principal da praia com o seu açude e a pedra grande...



A água pura e cristalina molhando as graníticas pedras...



O espaço de lazer, os bancos de jardim, o recipiente para o lixo…



E porque era dia de transmissão na RTP 1 dedicada à Maravilha que é a Praia Fluvial de Loriga, também não faltaram no bolo os apresentadores do programa.



Foi grande a preocupação em chegar a um resultado de bom gosto, reconhecível e atraente. Daí que as horas de trabalho fossem muitas e o esforço enorme.
O descanso só chegou cerca da uma hora da manhã do próprio dia da transmissão do programa.















O resultado “fala” por si...
A Praia Fluvial de Loriga ficou bem replicada no bolo e bem representada no programa. A Gabriela é a autora do bolo da Praia Fluvial Maravilha de Loriga mas faz questão de partilhar este sucesso com amigos, colegas e familiares que, directa ou indirectamente, ajudaram e contribuíram para a sua confecção e concretização da ideia: Célia Rocha, Patrícia Marques, Natália Conde, Rita Fernandes, Carlitos, Kitó, Carlos Amaro, Céu, Gabriel, Natacha e outros não mencionados.